Criciúma SC,

Cadastre seu e-mail       Página Inicial    Favoritos    Indique esta página     Divulgue seu ministério!

.

-

Home

Marketing Ministerial

Doações

Fotos

Músicas

Shopping

Sobre nós

Parceiros

Vídeos

Contatos

Artigos

Aulas de música

Cifras

Dança

Destaques

Fórum

Teatro

Técnica vocal

Vida de Adoração

Aprenda Piano

Blueberry

Google Adwords

Loja do Louvor

Artigos

Pregação

Igreja Batista

Goocrente

Musicas Evangelicas

 


Sim, todos os dias!
Às vezes
Não, nunca!


  resultados

 

 

 

 

 

Técnica Vocal - voz, como cantar, afinação, solfejo, canto, técnicas, aula

 

Solfejo Aplicado ao Canto
por Adriano Andrade

Sabemos que a arte de cantar exige muito de todos os cantores em geral, além de cuidar da nossa saúde bucal e também das cordas vocais, respiração que acredito seja a base de todo o processo de canto e técnicas com a dicção das palavras e articulação.

Solfejo: é arte de cantar os sons em forma de notas musicais dentro de sua afinação ou seja sua altura (definição própria). Quando você aplicar o estudo do solfejo nas nossas canções, hinos; as coisas acontecem com facilidade. Cantamos através de música ou seja partitura, lendo as notas musicais com seu valor e sua altura (afinação) exata, fazendo assim ganhamos tempo e fugimos desta coisa que às vezes atrapalha, que é cantar as músicas decoradas.

Para se ter um bom solfejo é preciso estudar escalas no piano acompanhando com a voz nota por nota. Escalas: é a sucessão de 7 notas uma após a outra, da mais grave a mais aguda(ascendente) e vice versa. Os sons musicais ou seja as notas das escalas são dó,ré,mi,fá,sol.lá e si que cantamos com a sua afinação correta seguida pelo o piano.

Quanto mais praticamos exercícios de escalas mais conseguimos vencer as dificuldades de cantar afinado,é preciso muita dedicação.sempre que cantar antes faça um exercício de no mínimo 5 minutos praticando as escalas,variando as formas e modelos para melhor assimilação, faça diferentes pronuncias de frases e silabas com as escalas.

ex.: u...u...u...u...u , tátátátá, dádádadádá, iaiaiaia, i.........a......i...........a e crie outras formas,mas sempre respeitando as formas ascendentes e descendentes e nota por nota.

Espero que após você assimilar bem estas dicas e colocar em prática, você descubra a arte de cantar com toda a suas artimanhas, é preciso vencer as dificuldades; "não existe cantor desafinado, mas vozes mal trabalhadas".

Pratique muito os exercícios de escalas, que com certeza você vai aprimorar muito sua maneira de cantar. Ser um cantor afinado é ser um adorador integrado com a obra de DEUS. Que sempre pensemos no melhor porque ele é merecedor!!! O segredo do solfejo está na disciplina e principalmente nas escalas.

Adriano Andrade

 

Envie a alguém! Imprima! Discuta no fórum! Informar erro!


 

 

php hit counter

-